Visita ao Centro Social- Natal


Os Jovens, na habitual visita de Natal, visitam o Centro Social de Sobrado.

Esperança, alegria, felicidade e carinho são os motivos que nos movem para que estes idosos vejam que não estão sós... que a comunidade e que os jovens estão com eles.


Oração, música e diversão é o que os Jovens levam na bagagem e no retorno trazem amor, reconhecimento pelo seu trabalho, paz de espírito, felicidade e sabedoria, pois os idosos são as pessoas mais sábias que existem. É importante fomentar a importância dos idosos na sociedade e é isso que tentamos: promover e apoiar os idosos Sobradenses.



JANTAR DE NATAL 2010


Como todas as famílias também nós celebramos o Natal, vivendo o espírito que tentamos alimentar ao longo de todo o ano e não apenas nesta quadra que, por vezes, se confunde com uma campanha publicitária em que a paz e a partilha se vêem forçadas a estar estampados na cara de todos.

Centrados nos valores que partilhamos e que nos unem enquanto grupo de jovens, organizamos mais um animado e descontraído jantar de Natal!

O tempo chegou para tudo:
Trabalho de grupo…


 Jantar de família…


Oração…


Partilha…


Animação…


Dança…

E muito mais ;)


Fica a vontade de repetir estes momentos muito mais vezes durante o ano, como já vem sendo habitual… Afinal, o Natal é quando o Homem quiser!

Retiro de Advento


Advento é o tempo de reflexão... Jesus está quase a nascer e é preciso que cada um se prepare para a sua vinda... É importante crescer na fé para que os Jovens possam ser um farol que ilumina e que é iluminado por outros faróis.


O Retiro de Advento decorreu em Betánia, orientado pelos Dehonianos. Divertimo-nos, convivemos, rezamos, aprendemos, tudo num só dia. Estes momentos fazem-nos crescer em Cristo e crescer enquanto grupo.



 Feliz Natal

Terço de Nossa Senhora da Conceição


Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal, foi sempre a protectora dos guerreiros, dos marinheiros e simples trabalhadores de Portugal, bem como a principal devoção da Familia Real Portuguesa.

Dessa forma, os GruJJos, nunca esquecendo a Virgem, promoveram um momento de oração comunitária (Terço) pela paz, esperança e prosperidade do Reino de Deus.

Que a Santa Maria acolha a nossa oração e interceda por todos nós Portugueses e por Portugal.

Deixamos aqui a Oração própria de Nossa Senhora da Conceição...


DIA DO DESERTO

Mais um Dia do Deserto passou...

Não falamos de oásis nem de camelos mas refletimos tudo o que o grupo tem participado e feito no âmbito do seu programa, bem como projectos a concretizar no futuro.
Foi uma reunião longa com música, leitura da palavra, diversão e trabalho.


Refletir, ver onde erramos e onde tivemos sucesso, é algo díficil... temos trabalhado bastante, uns mais que os outros, mas temos conseguido conciliar esforços em prole do grupo.
Enquanto jovens, temos objectivos, espectativas que temos que satisfazer, ou seja, á gente que olha para o grupo como um farol que ilumina alto e a longa distância. Entre outras palavras, acreditam em nós, no nosso trabalho, e não as podemos desiludir.
Algumas actividades têm tido um grande sucesso, como as Jornadas do Conhecimento, o Magusto, o Convívio com a Irmã Palmira, entre outros. Mas algumas actividades, como a Visita aos Doentes, precisam de mais empenho por parte de todos.
Acordamos algumas orientações a seguir por parte dos jovens, de modo a facilitar a acção do grupo.
De qualquer forma, a acção do grupo tem sido positiva, aumentamos o número de elementos, dinamizamos e apostamos em novas actividades, e entre todos os jovens existem laços mais fortes de amizade e solidariedade.
Este trabalho é para continuar...
Segundo um lema do passado, temos que surpreender, surpreendendo-nos!!!


DIA DA COMUNIDADE



Mais um Dia da Comunidade se passou...

Foi um convívio bastante interessante, com muita animação e diversão...

A Comida estava óptima, desde as papas, rojões até aos doces...

Toda a gente se divertiu e isso é o mais importante.

Todo o trabalho que se desenvolve na Paróquia é desgastante e intensivo, mas são estes momentos que nos fazem sair da rotina e conhecer novas pessoas (pois por incrível que pareça há sempre alguém que ainda não conhecemos).


Tem-se verificado um decréscimo no número de participantes, mas é extrimamente importante que todos estejam presentes pois a comunidade não são só alguns... são umas dezenas, centenas de pessoas que trabalham em prole da paróquia, e este dia é tão ou mais importante que qualquer celebração festiva... é o dia em que festejamos e celebramos o nosso Santo Padroeiro e é o dia em que todos se devem juntar, unir para renovar forças, vontades para que a Comunidade Sobradense continue a crescer e a se dinamizar...

É preciso renovar, recriar... mas este é o primeiro passo...

De louvar a celebração da manhã, que foi muito abrilhantada pelo excelente trabalho que o Grupo Coral tem desenvolvido... as celebrações estão mais ricas muito em parte devido á dedicação e esforço deste grupo.



As actividades de animação na parte da tarde foram também muito produtivas... o Grupo de Jovens cantou diversas canções, com o intuito de promover a música Portuguesa e de uma forma mais leve dar um novo rumo ás animações do grupo... pois os GruJJos dedicam este ano á diferenciação, ou seja, faremos tudo para que este ano seja marcado pela diferença, pela fuga á rotina, para que a dinamização seja efectuada na Paróquia...

Ás vezes isso nem sempre é possivel, mas como diz a Juliana:"é com uma gota que se faz uma tempestade".

Viva Sobrado!

MAGUSTO DE SÃO MARTINHO



O Magusto 2010 decorreu no dia 13 de Novembro como forma de celebrar o Milagre de São Martinho.

Aconteceu na residência de um dos nossos membros (Ruben Ferreira), ao qual agradecemos por toda a disponibilidade e ajuda, sendo um momento de convivio, relaxamento e diversão, de modo a fortalecer os laços que nos unem.

Música… Comida… Castanhas… nada faltou.

Esperemos que para o ano se possa repetir, em grande forma tal como neste ano.

CONVÍVIO DA IRMÃ PALMIRA 13/11/2010



A Irmã Palmira, ilustre Sobradense, volta de novo ao activo, após umas pequenas férias…
A Missão não pode esperar mais, e a Irmã Palmira, seguindo o Chamamento de Deus, desloca-se desta vez para a Argentina.
Em sinal de agradecimento por todo o seu trabalho desenvolvido e devido ao amor daqueles que cá ficam, foi organizado um pequeno convívio de Homenagem.
Os Grujjos não ficaram indeferentes e decidiram ajudar…
Ficamos então responsáveis pela animação do convívio e ajudamos na animação da Eucarístia que ficou a cargo do Coro da Balsa.
Afinados ou não, tudo correu bem e a Irmã Palmira estava bastante feliz.
É importante reconhecer o trabalho, esforço e dedicação, daqueles que tentam resolver os problemas dos Homens.
Um bem haja, Irmã Palmira…
Daqui a 3 anos esperemos voltar a fazer o mesmo…

JORNADAS DO CONHECIMENTO II ENCONTRO


O II Encontro das Jornadas do Conhecimento teve como tema base a Idade Média.
A Idade Média foi um periodo muito contorvado da história. Desde guerras, cruzadas, inquisição, peste, fome e tantas outras catástrofes que se verificaram.
O Grupo II preferiu iniciar a reunião de uma forma diferente… com uma encenação. O teatro que tinha por base a prisão, condenação e morte na fogueira de Jacques de Molay, último grão-mestre da Ordem dos Templários, seguiu novos horizontes, conseguindo de uma forma mais chamativa e interessante explicar e descrever todo o contexto histórico medieval. Desde a expansão do catolicismo, o Papado, as Cruzadas, as Ordens Monástico-Militares, a fundação das universidades, o panorama artístico da época, a inquisição, a peste, a fome, os cismas cristãos, o inicio dos descobrimentos e a queda de constatinopla. Tudo isto foi falado na encenação.
 Após esta versão mais prática, a reunão seguiu novos contornos, para uma fase mais de reflexão, onde se aborda, entre outros, a diferenciação entre a época actual e a Medieval.
A reunião decorreu no Templo de São Gonçalo, tendo sido um bom momento de troca de informações, conhecimentos e convivio, bases das Jornadas do Conhecimento.

Jornadas do Conhecimento- I Encontro

As Jornadas do Conhecimento iniciaram-se...

O tema anual é:"A História da Igreja Católica" e o grupo I, neste primeiro encontro, lançou a reflexão ao periodo histórico compreendido entre a Fundação do Cristianismo por Jesus até á queda do Império Romano. Para estas Jornadas, este período ficou conhecido como Idade Clássica.


O encontro iniciou-se com uma breve encenação do pentecostes, com a dupla aparição de Cristo aos Apóstolos. Jesus, São Tomé e São Pedro foram as figuras destacadas. De seguida, e com o "Envio dos Apóstolos", o encontro segue para uma fase de reflexão sobre qual o papel dos Apóstolos e de nós próprios na Evangelização e na Propagação da Fé, bem como o importante papel que São Paulo teve na Emancipação Cristã face aos Judeus.


Verificou-se que neste periodo as perseguições aos Cristãos tiveram um grande relevo, no entanto nunca desmotivaram os fiéis pois estes conheciam um só Deus e uma só Palavra.

É importante que os Cristãos tomem conhecimento de todo o significado e da importância que tem a palavra de Deus, que deve ser a Luz na qual devemos seguir, para que o nosso caminho seja o caminho que Deus preparou para nós.

Um barco não navega sozinho...



 A vida é feita de etapas.
Assim como a construção de um barco completa-se no mar, porque nele é que são postos á evidencia as suas insuficiências e os defeitos de construção, também nós,jovens, aos tombos no mar da vida, somos como um barco a limar arestas e a tapar os buracos… para depois podermos caminhar confiantes.
Só que um barco não navega sozinho e portanto nós também não.
Para tudo é preciso de alguém… alguém a quem falar, alguém para trabalhar, alguém para ajudar, alguém para confiar…
Apesar da sociedade caminhar cada vez mais para a via do egoismo, tu podes fazer a diferença…
A vida não tem sentido se não houver alguém que preencha essa mesma vida. Namorados, familiares, amigos e Deus são algumas das pessoas que fazem da nossa vida, uma aventura interessante…
E tu? Que pessoas preenchem a tua vida?
A construção do barco equivale á construção da nossa vida… é preciso solidariedade, amizade, confiança e muito amor para que a vida tenha alicerces fortes e uma grande tripulação…
Nuno Ferreira

A Cegueira



Um dia vais olhar e pensar…
Será que o mundo é realmente como o vemos?
Alguém um dia disse: “É mais cego aquele que não quer ver do que aquele que vê!”
A sociedade cada vez é mais cega porque não quer ver a realidade…
Diz-me como reages quando ouves uma noticia do género: “mais uma catástrofe natural”; “mais uma violação”… Pensas para ti: “não foi a mim e é só mais uma…”
Estás errado! És tu que podes mudar isto, mas mesmo assim pensas “sou só um. De nada vale tentar mudar esta mentalidade”. Mas estás errado!
Uma tempestade começa com uma gota. Tu podes e fazes a diferença!
Não deixes que a cegueira de imparcialidade e da imunidade social façam de ti uma pessoa distante e que não se quer preocupar.
Nunca te esqueças: és tu quem escolhe ser cego e estar sempre a tropeçar nas pedras do caminho só porque não as quer ver…

Juliana Dias

Como manter o Inferno cheio

No momento em que o Filho de Deus expirou na cruz, salvando directamente os pecadores, Lúcifer ficou muito triste... e disse:

- Não tenho mais função neste Universo!

- De agora em diante, todos aqueles que eram marginais, que transgrediram os preceitos, que cometeram adultérios, que infrigiram as leis religiosas, todos estes estão perdoados e são enviados directamente para o Paraíso!

Jesus olhou para ele, sorriu e disse: 

- Não te lamentes. Virão para o Inferno todos aqueles que, por se julgarem cheios de virtudes, vivem condenando os que não seguem a minha Palavra. Espere  algumas centenas de anos e verá o que Inferno estará mais cheio do que antes!

Luzia Lopes

Projecto 10º Ano- Actividades Juvenis


O Grupo de Jovens de Sobrado, GruJJos, dá inicio ao Projecto de 10º ano.

O Projecto de 10º ano é um projecto de renome do grupo que pretende informar e incentivar os jovens de agora ácerca da Mensagem de Jesus Cristo. Com este projecto, os jovens são apoiados a prosseguir a sua Missão na fé.

Assim estas Actividades Juvenis são o primeiro passo deste projecto. Este evento decorrerá no próximo dia 11 de Setembro na Praia Fluvial de Sobrado. Estas actividades terão inicio ás 17h30m. Destinam-se a todos os jovens que serão crismados em Janeiro próximo bem como todos os catecumenos do 10º ano e a quem pretenda ingressar no Grupo de Jovens de Sobrado.

O programa é composto por actividades desportivas, jogos, momentos de convívio e oração, além de existir muita música, diversão e um jantar partilhado. Portanto não se esqueçam do farnel.

Quem quiser participar está desde já convidado.

Visita aos Doentes- Centro Social

O ano para os Grujjos já começou... e da melhor forma... através da Visita aos Doentes ao Centro Social.

A visita foi no dia 3 deste mês e foi, alíás como já é tradição, um momento de enorme alegria e oração. Houve momentos de convivio e muita música á mistura...

Os doentes agradecem pelo momento e nós Jovens agradecemos pelas experiências e pelo momento que é tão bom e que faz com que nos sintamos realizados pois damos e recebemos... no fim é isso que importa.

Portanto prometemos em Dezembro voltar...

Jornadas do Conhecimento


As Jornadas do Conhecimento foram oficialmente abertas sendo “A História da Igreja Católica” o motivo de debate e reflexão para este ano.
As Jornadas do Conhecimento resumem-se a vários encontros quinzenais que motivam a exposição de ideas, teorias, curiosidades e valores histórico-religiosos sobre determinado tema que culminam essencialmente numa troca de informações (“Conhecimento”) com o objectivo de enriquecer academicamente todos os membros do grupo.
O intuito destas jornadas é incentivar a aquisição de novos conhecimentos, tal como a sua designação indica, bem como fomentar novas formas de transmitir essas mesmas ideais, através da utilização de meios técnológicos (apresentações power point, videos, etc.) ou mesmo da criatividade (teatros, entre outros).
O importante é aprender!
Neste momento foram instituídos 3 grupos de trabalho:

Grupo I (Idade Clássica e Idade Moderna)
André Fernandes
Brízida Pereira
Pedro Pereira
Ricardo Silva
Grupo II (Idade Média e Idade Industrial)
Juliana Dias
Nuno Ferreira
Simão Gomes
Susana Teixeira
Grupo III (Renascimento e Idade Contemporânea)
v Cátia Costa
v Inês Moreira
v Joana Silva
v Marta

CAMPISMO 2010

Dando uso ao espírito aventureiro que caracteriza os GruJJos, quatro jovens sobradenses rumaram ao desconhecido, no passado dia 4 de Agosto.

Destino: São Jacinto, Aveiro

Chegar a São Jacinto não foi difícil (embora a bagagem excedesse em largos quilos o peso que seria aceitável), o mais complicado foi, depois de estarmos já em São Jacinto, chegar até ao parque de campismo. Por experiência pessoal podemos afirmar que a estrada nacional nº 327 é muito, muitooo longa. Foi como se estivéssemos a caminhar há dias no deserto à procura de um oásis, mas, neste caso a nossa esperança reacendia sempre que avistávamos ao fundo mais uma curva depois da longa recta… rectas que triplicavam de comprimento pelo facto de irmos carregadinhas de malas e mais malas.

Como somos quatro boas meninas, ao fim de mais de uma hora de caminhada, lá nos apareceram duas almas caridosas que nos ofereceram boleia; teríamos aceite com todo o gosto não fosse o caso de quando isso aconteceu estarmos já a menos de 100 metros do tão desejado parque de campismo… coisas do destino, vá-se lá perceber :)

Depois do check-in chegou o momento para o qual até já tínhamos treinado em casa… a montagem da tenda; uma tarefa simples, não fosse o vento que soprava naquele início de tarde.

O vento que, segundo campistas experientes na zona, surge raramente naquela zona, decidiu trabalhar nos dias em que por lá estivemos; também a areia do chão do parque de campismo parecia não querer colaborar connosco, então lá tivemos que meter mãos à obra e começar a encher sacos e sacos de areia para não vermos a nossa linda tenda a levantar voo.

A partir daqui lá nos habituamos a segurar a tenda sempre que o vento soprava mais forte. Não fosse termos “vizinhos” extremamente prestáveis e a nossa tenda não aguentaria em pé duas noites seguidas… Um casal que “não pôde deixar de reparar que estávamos com alguns problemas com o vento e a tenda” ofereceu-se, atenciosamente, para, de martelo e ferros em mãos, nos ajudar a montar uma tenda em condições.

Conselho para campismos futuros… sejam simpáticos com os vizinhos do parque pois a qualquer momento eles podem ser a nossa salvação: quer quando queremos fazer o jantar mas não conseguimos meter a botija de gás no fogão; quando em pleno churrasco há mais labaredas do que brasas ou mesmo quando compram uma bela garrafinha de jeropiga para entornar durante o serão na tenda e se esquecem que ninguém tem saca-rolhas para a abrir. Em todos estes momentos, lá estão os vizinhos para ajudar ;)

E por falar em churrasco… tenham cuidado quando deixarem cair as costeletas do fogareiro… há sempre um ou dois espanhóis que se estão a rir da situação, junto à caravana que está discretamente estacionada ao vosso lado. Afinal, quem é que comeu a costeleta que caiu à areia?? (o mistério fica no ar)

Antes da aventura chegar ao fim, recebemos, na última noite, mais um campista na nossa magnífica tenda. Como não tínhamos quarto de hóspedes tivemos de nos acomodar com as instalações disponíveis e houve espaço para todos… Com mais ou menos espaço, o que é certo é que todos dormimos como anjinhos naquela noite, não estivéssemos já meio ‘anestesiados’ quando caímos no chão da tenda ;)

Foram cinco dias bem divertidos e que passaram a voar numa terra onde…

Fixe?? Fixes somos nós… o campismo foi muito fixe :D:D (piada interna do campismo)