JORNADAS DO CONHECIMENTO II ENCONTRO


O II Encontro das Jornadas do Conhecimento teve como tema base a Idade Média.
A Idade Média foi um periodo muito contorvado da história. Desde guerras, cruzadas, inquisição, peste, fome e tantas outras catástrofes que se verificaram.
O Grupo II preferiu iniciar a reunião de uma forma diferente… com uma encenação. O teatro que tinha por base a prisão, condenação e morte na fogueira de Jacques de Molay, último grão-mestre da Ordem dos Templários, seguiu novos horizontes, conseguindo de uma forma mais chamativa e interessante explicar e descrever todo o contexto histórico medieval. Desde a expansão do catolicismo, o Papado, as Cruzadas, as Ordens Monástico-Militares, a fundação das universidades, o panorama artístico da época, a inquisição, a peste, a fome, os cismas cristãos, o inicio dos descobrimentos e a queda de constatinopla. Tudo isto foi falado na encenação.
 Após esta versão mais prática, a reunão seguiu novos contornos, para uma fase mais de reflexão, onde se aborda, entre outros, a diferenciação entre a época actual e a Medieval.
A reunião decorreu no Templo de São Gonçalo, tendo sido um bom momento de troca de informações, conhecimentos e convivio, bases das Jornadas do Conhecimento.