Visita ao Centro Social- Natal


Os Jovens, na habitual visita de Natal, visitam o Centro Social de Sobrado.

Esperança, alegria, felicidade e carinho são os motivos que nos movem para que estes idosos vejam que não estão sós... que a comunidade e que os jovens estão com eles.


Oração, música e diversão é o que os Jovens levam na bagagem e no retorno trazem amor, reconhecimento pelo seu trabalho, paz de espírito, felicidade e sabedoria, pois os idosos são as pessoas mais sábias que existem. É importante fomentar a importância dos idosos na sociedade e é isso que tentamos: promover e apoiar os idosos Sobradenses.



JANTAR DE NATAL 2010


Como todas as famílias também nós celebramos o Natal, vivendo o espírito que tentamos alimentar ao longo de todo o ano e não apenas nesta quadra que, por vezes, se confunde com uma campanha publicitária em que a paz e a partilha se vêem forçadas a estar estampados na cara de todos.

Centrados nos valores que partilhamos e que nos unem enquanto grupo de jovens, organizamos mais um animado e descontraído jantar de Natal!

O tempo chegou para tudo:
Trabalho de grupo…


 Jantar de família…


Oração…


Partilha…


Animação…


Dança…

E muito mais ;)


Fica a vontade de repetir estes momentos muito mais vezes durante o ano, como já vem sendo habitual… Afinal, o Natal é quando o Homem quiser!

Retiro de Advento


Advento é o tempo de reflexão... Jesus está quase a nascer e é preciso que cada um se prepare para a sua vinda... É importante crescer na fé para que os Jovens possam ser um farol que ilumina e que é iluminado por outros faróis.


O Retiro de Advento decorreu em Betánia, orientado pelos Dehonianos. Divertimo-nos, convivemos, rezamos, aprendemos, tudo num só dia. Estes momentos fazem-nos crescer em Cristo e crescer enquanto grupo.



 Feliz Natal

Terço de Nossa Senhora da Conceição


Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal, foi sempre a protectora dos guerreiros, dos marinheiros e simples trabalhadores de Portugal, bem como a principal devoção da Familia Real Portuguesa.

Dessa forma, os GruJJos, nunca esquecendo a Virgem, promoveram um momento de oração comunitária (Terço) pela paz, esperança e prosperidade do Reino de Deus.

Que a Santa Maria acolha a nossa oração e interceda por todos nós Portugueses e por Portugal.

Deixamos aqui a Oração própria de Nossa Senhora da Conceição...


DIA DO DESERTO

Mais um Dia do Deserto passou...

Não falamos de oásis nem de camelos mas refletimos tudo o que o grupo tem participado e feito no âmbito do seu programa, bem como projectos a concretizar no futuro.
Foi uma reunião longa com música, leitura da palavra, diversão e trabalho.


Refletir, ver onde erramos e onde tivemos sucesso, é algo díficil... temos trabalhado bastante, uns mais que os outros, mas temos conseguido conciliar esforços em prole do grupo.
Enquanto jovens, temos objectivos, espectativas que temos que satisfazer, ou seja, á gente que olha para o grupo como um farol que ilumina alto e a longa distância. Entre outras palavras, acreditam em nós, no nosso trabalho, e não as podemos desiludir.
Algumas actividades têm tido um grande sucesso, como as Jornadas do Conhecimento, o Magusto, o Convívio com a Irmã Palmira, entre outros. Mas algumas actividades, como a Visita aos Doentes, precisam de mais empenho por parte de todos.
Acordamos algumas orientações a seguir por parte dos jovens, de modo a facilitar a acção do grupo.
De qualquer forma, a acção do grupo tem sido positiva, aumentamos o número de elementos, dinamizamos e apostamos em novas actividades, e entre todos os jovens existem laços mais fortes de amizade e solidariedade.
Este trabalho é para continuar...
Segundo um lema do passado, temos que surpreender, surpreendendo-nos!!!


DIA DA COMUNIDADE



Mais um Dia da Comunidade se passou...

Foi um convívio bastante interessante, com muita animação e diversão...

A Comida estava óptima, desde as papas, rojões até aos doces...

Toda a gente se divertiu e isso é o mais importante.

Todo o trabalho que se desenvolve na Paróquia é desgastante e intensivo, mas são estes momentos que nos fazem sair da rotina e conhecer novas pessoas (pois por incrível que pareça há sempre alguém que ainda não conhecemos).


Tem-se verificado um decréscimo no número de participantes, mas é extrimamente importante que todos estejam presentes pois a comunidade não são só alguns... são umas dezenas, centenas de pessoas que trabalham em prole da paróquia, e este dia é tão ou mais importante que qualquer celebração festiva... é o dia em que festejamos e celebramos o nosso Santo Padroeiro e é o dia em que todos se devem juntar, unir para renovar forças, vontades para que a Comunidade Sobradense continue a crescer e a se dinamizar...

É preciso renovar, recriar... mas este é o primeiro passo...

De louvar a celebração da manhã, que foi muito abrilhantada pelo excelente trabalho que o Grupo Coral tem desenvolvido... as celebrações estão mais ricas muito em parte devido á dedicação e esforço deste grupo.



As actividades de animação na parte da tarde foram também muito produtivas... o Grupo de Jovens cantou diversas canções, com o intuito de promover a música Portuguesa e de uma forma mais leve dar um novo rumo ás animações do grupo... pois os GruJJos dedicam este ano á diferenciação, ou seja, faremos tudo para que este ano seja marcado pela diferença, pela fuga á rotina, para que a dinamização seja efectuada na Paróquia...

Ás vezes isso nem sempre é possivel, mas como diz a Juliana:"é com uma gota que se faz uma tempestade".

Viva Sobrado!

MAGUSTO DE SÃO MARTINHO



O Magusto 2010 decorreu no dia 13 de Novembro como forma de celebrar o Milagre de São Martinho.

Aconteceu na residência de um dos nossos membros (Ruben Ferreira), ao qual agradecemos por toda a disponibilidade e ajuda, sendo um momento de convivio, relaxamento e diversão, de modo a fortalecer os laços que nos unem.

Música… Comida… Castanhas… nada faltou.

Esperemos que para o ano se possa repetir, em grande forma tal como neste ano.

CONVÍVIO DA IRMÃ PALMIRA 13/11/2010



A Irmã Palmira, ilustre Sobradense, volta de novo ao activo, após umas pequenas férias…
A Missão não pode esperar mais, e a Irmã Palmira, seguindo o Chamamento de Deus, desloca-se desta vez para a Argentina.
Em sinal de agradecimento por todo o seu trabalho desenvolvido e devido ao amor daqueles que cá ficam, foi organizado um pequeno convívio de Homenagem.
Os Grujjos não ficaram indeferentes e decidiram ajudar…
Ficamos então responsáveis pela animação do convívio e ajudamos na animação da Eucarístia que ficou a cargo do Coro da Balsa.
Afinados ou não, tudo correu bem e a Irmã Palmira estava bastante feliz.
É importante reconhecer o trabalho, esforço e dedicação, daqueles que tentam resolver os problemas dos Homens.
Um bem haja, Irmã Palmira…
Daqui a 3 anos esperemos voltar a fazer o mesmo…

JORNADAS DO CONHECIMENTO II ENCONTRO


O II Encontro das Jornadas do Conhecimento teve como tema base a Idade Média.
A Idade Média foi um periodo muito contorvado da história. Desde guerras, cruzadas, inquisição, peste, fome e tantas outras catástrofes que se verificaram.
O Grupo II preferiu iniciar a reunião de uma forma diferente… com uma encenação. O teatro que tinha por base a prisão, condenação e morte na fogueira de Jacques de Molay, último grão-mestre da Ordem dos Templários, seguiu novos horizontes, conseguindo de uma forma mais chamativa e interessante explicar e descrever todo o contexto histórico medieval. Desde a expansão do catolicismo, o Papado, as Cruzadas, as Ordens Monástico-Militares, a fundação das universidades, o panorama artístico da época, a inquisição, a peste, a fome, os cismas cristãos, o inicio dos descobrimentos e a queda de constatinopla. Tudo isto foi falado na encenação.
 Após esta versão mais prática, a reunão seguiu novos contornos, para uma fase mais de reflexão, onde se aborda, entre outros, a diferenciação entre a época actual e a Medieval.
A reunião decorreu no Templo de São Gonçalo, tendo sido um bom momento de troca de informações, conhecimentos e convivio, bases das Jornadas do Conhecimento.